A automação das decisões de crédito é uma prioridade máxima para as empresas. O relatório Global Decision Making 2021 da Experian constatou que 2.700 executivos e 9.000 consumidores foram pesquisados de 10 países, incluindo o Brasil.
Para iniciamos vamos entender O QUE É UMA ANÁLISE DE CRÉDITO:
A análise de crédito é um processo utilizado para avaliar a capacidade de uma empresa ou pessoa de pagar dívidas. Ela também determina o risco de crédito ou o risco de inadimplência dessa empresa, ou pessoa. A automação deste processo utiliza tecnologia para aumentar a eficácia e a segurança da avaliação.
Por que automatizar suas decisões de crédito?
A automação pode ajudar você a tomar decisões mais precisas, precisas e eficientes. É uma alternativa para que as empresas se modernizem para ganhar agilidade e oferecer uma melhor experiência a seus clientes. Com isto, a atividade manual é reduzida e uma visão mais completa de todo o processo é obtida. À medida que a tecnologia evolui, a automação garante que todas as partes do processo de análise de crédito estejam alinhadas.
Um processo automatizado de concessão de crédito começa quando você implementa uma solução de tomada de decisão que gerencia cada aspecto do processo em um só lugar. As melhores soluções se integram com os sistemas e aplicações existentes que os credores já possuem, tais como os utilizados para conceder crédito e os utilizados para coletar informações sobre os clientes.
Os credores podem definir parâmetros que ditam quem é aprovado para concessão de crédito, por que eles são negados e por quanto são aprovados com base em vários critérios.
Quando se trata de estabelecer políticas de crédito e regras comerciais, a maioria das empresas tem a flexibilidade e autonomia para configurá-las com parâmetros. Algumas ferramentas permitem que os clientes façam essa configuração eles mesmos, enquanto outras dão aos fornecedores a oportunidade de fazer isso. Relatórios de monitoramento também estão disponíveis para que as empresas possam rastrear e registrar seus históricos para estes processos.
Instituições de todos os tamanhos estão se voltando para a tomada de decisão automatizada para reduzir os riscos e aumentar a eficiência, e as empresas que já contam com a tecnologia estão expandindo as formas como a utilizam para aumentar o ROI e os benefícios.
Há uma série de soluções disponíveis para auxiliar na tomada de decisões de crédito que atendem a todas as necessidades e tamanhos de empresas. Por exemplo, é uma opção para fintechs, indústrias de diferentes segmentos, uniões de crédito, instituições educacionais, programas de fidelidade, varejistas, entre outros.
Existem diferentes tipos de software, dependendo de quanta flexibilidade uma empresa precisa. As políticas pré-configuradas são ideais para empresas de todos os tamanhos, enquanto as plataformas personalizáveis são altamente personalizáveis às necessidades específicas dos clientes.
Que problemas a automação da análise de crédito pode resolver?
Ela pode ajudar as empresas a evitar alguns de seus maiores desafios, como a redução do tempo gasto em análise de crédito, criando processos mais eficientes, padronizando suas políticas e documentando tudo o que elas fazem.
A automação também pode beneficiar empresas de pequeno e médio porte. Essas empresas freqüentemente têm funcionários que são obrigados a assumir múltiplas funções e gerenciar muitas atividades relacionadas ao crédito. Políticas padronizadas podem reduzir o risco e eliminar processos manuais demorados, permitindo que as PMEs se concentrem na criação de uma experiência personalizada para seus clientes.
As soluções da Serasa Experian podem auxiliar as empresas por meio da combinação de diferentes fontes dados, de forma simples e flexível, o que torna o processo de concessão de crédito mais eficiente. Para mais informações, fale conosco clicando aqui.